Plantas que curam: conheça os benefícios de 9 plantas medicinais

  • 01/04/2019
  • 0 Comentário(s)

Plantas que curam: conheça os benefícios de 9 plantas medicinais

O que você faz quando os primeiros sintomas de uma doença começam a aparecer, ou você sente um pequeno mal-estar?

Se a sua resposta para isso é correr para a sua caixinha de remédios, tome cuidado: o consumo excessivo de medicamentos pode fazer mal à saúde e trazer dependência.
Por outro lado, há muitas alternativas mais naturais, como as plantas medicinais, que podem ser usadas para desconfortos e doenças mais leves, e que evitam que você tenha que recorrer aos remédios sintéticos o tempo todo. Isso não significa que você não deve tomar medicamentos, pois há casos em que eles realmente são necessários.
Mas há situações em que as ‘plantas que curam’ podem ser mais do que suficientes, e, além de serem mais naturais, elas também não costumam trazer as contraindicações de muitos medicamentos tradicionais.
Por isso, a Aloe Vera fez uma lista das ‘plantas que curam’ mais utilizadas, e para quê elas servem. Leia e saiba como a natureza pode ajudar a melhorar sua saúde!

Plantas que curam: descubra quando e como usar as plantas medicinais mais comuns


Aloe Vera ou Babosa
Muita gente sabe que a Aloe Vera é boa para tratar o cabelo e também para feridas, inflamações e queimaduras na pele, mas a babosa é muito mais completa do que isso, sendo uma das plantas com maior propriedade curativa do mundo. Além ser utilizada em diversos procedimentos estéticos, pois traz muitos benefícios à pele, a Aloe Vera é empregada também em tratamentos respiratórios, verminoses, prisão de ventre, anemia, úlceras, reumatismos e até para tratamentos de câncer e AIDS, pois tem propriedades estimulantes, hidratantes, cicatrizantes, anticarcinogênicas (anti-câncer), antivirais, antibióticas, anti-inflamatórias e laxantes. As partes usadas são a folha e a seiva.
Alecrim
O alecrim é muito comum em receitas culinárias, pois de fato dá um sabor especial aos pratos. Mas ele também está entre as plantas que curam, e pode ser usado no combate à depressão, pois estimula a produção de substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Também ajuda a melhorar problemas digestivos, respiratórios musculares, reumatismo, cansaço, debilidade cardíaca, cicatrização, gases intestinais e caspa. As partes utilizadas são as flores e folhas.
Boldo
Quem nunca tomou chá de boldo? Apesar de ter um gosto amargo e forte, que não é muito apreciado pela maioria das pessoas, o boldo é uma das plantas que curam, e é bom para problemas digestivos e azia. Além disso, também abre o apetite, ajuda a combater cólicas, diarreia, alivia sintomas de gripe, estimula a secreção biliar e o bom funcionamento do fígado e ajuda a curar a famosa ‘ressaca’ alcoólica. Costuma ser tomado como chá, que é feito com suas folhas.
Camomila
Um chazinho de camomila pode ser muito gostoso em dias frios, e felizmente também possui muitas características benéficas. Por isso, a camomila é uma das plantas que curam mais comuns, muito usada contra ansiedade e insônia, e também para diminuir a irritação, acalmar e curar transtornos digestivos. É consumida na forma de chá, feito com suas flores secas.
Carqueja
A carqueja possui propriedades parecidas com as do boldo, favorecendo a produção de bile, o que facilita a digestão. Mas também ajuda a reduzir a taxa de açúcar no sangue, combatendo a diabetes, e tem também propriedades anti-úlcera e anti-inflamatórias, ajudando, por exemplo, no tratamento de artrites. Por suas propriedades vermífugas, emagrecedoras, laxantes e diuréticas, é também bom para sobrepeso, obesidade e presença de vermes. Usa-se as hastes da planta.
Guaco
O guaco é outra das plantas que curam mais utilizadas, muito indicada para combater vias respiratórias obstruídas e estados gripais. Alivia sintomas de asma, bronquite e tosse, e também tem efeito paliativo para casos mais graves de doenças respiratórias. A forma mais usada é o chá e o xarope da folha.
Hortelã ou menta
A hortelã ou menta (espécies diferentes de menta) é muito utilizada na cozinha por seu sabor refrescante, mas além de incrementar receitas, ela também tem propriedades muito benéficas. É mais comum para irritação na garganta, catarro e congestão nasal, mas também alivia problemas no estômago, má digestão, febre, náuseas e diarreia. A forma mais comum de consumir é o chá ou as folhas em sucos e receitas gastronômicas.
Quebra-pedra
A quebra-pedra leva esse nome não por acaso: é uma das plantas que curam indicada principalmente para cálculos renais (pedra no rim) e infecções urinárias. Também serve para ajudar a tratar hepatite, elimina acido úrico, fortifica o estômago, auxilia em distúrbios da próstata, cólicas renais, cistite, outras enfermidades na bexiga e artrite. Tem propriedades antidiabéticas, diuréticas e antigota. Usa-se toda a planta para fazer chá.
Valeriana
A Valeriana, embora não seja muito conhecida por seu nome, é a matéria-prima de muitos fitomedicamentos (medicamentos de origem vegetal elaborados com extratos padronizados). É indicada para controle da ansiedade, nervosismo ou depressão.

As plantas que curam podem trazer muitos benefícios para sua saúde e sua estética, mas para fins medicinais, é sempre importante consultar um médico, e pedir por soluções mais naturais para sua enfermidade. Para conhecer outras plantas que possuem efeitos medicinais, baixe agora gratuitamente nosso Guia das Plantas Medicinais!

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Marrom 5 feat. Cardi B

Girls Like You

top2
2. Camila Cabello – Ft Young Thug

Havana

top3
3. Dj Snake ft. Selena Gomez, Ozuna, Cardi B

Taki Taki

top4
4. Ariana Grande

Thank U, Next

top5
5. Calvin Harris, Sam Smith

Promises

Anunciantes